O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realiza por dia uma média de quarenta desobstruções de esgoto. A Autarquia tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam no período de chuva.
Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São absorventes íntimos, preservativos, sacolas, copos plásticos, garrafas pets, brinquedos, roupas, papel higiênico, cabelo, cotonetes, fio dental, embalagens, restos de alimentos, tijolos e resíduos de obra civil. Outro agravante é a grande quantidade de óleo de cozinha, que, em contato com outros produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos.
Também chama a atenção o descarte de lixo, colchões de cama e até mesmo animais mortos nos poços de visita, equipamentos por onde são realizadas as inspeções na rede coletora de esgoto.
É preciso uma mudança de comportamento. São pequenas ações que fazem grande diferença. A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos. Rede de esgoto não é lugar de lixo!
Sobral(CE), 12 de dezembro de 2017
Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral