SAAE Sobral

Março 2018
23 Abril 2018 In Recursos Hídricos

Abastecimento de água em Sobral será paralisado no dia 30 de abril para manutenção elétrica da ETA Sumaré

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) comunica que realizará, dia 30 de abril, manutenção elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré. Para execução dos trabalhos, haverá interrupção temporária no tratamento e distribuição de água da ETA Sumaré e na captação de água da ETA Dom Expedito, afetando o abastecimento de todos os bairros da cidade. O objetivo é regularizar, segundo as normas técnicas, a situação da ETA junto à ENEL (antiga Coelce).

Os trabalhos terão início às 8h, com estimativa de que sejam concluídos até às 12h. Depois deste horário, a ETA estará em funcionamento normal e a distribuição de água voltará gradativamente. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas.

O SAAE esclarece que será executada obra de remoção do conjunto de medição de energia elétrica, dentro da subestação abrigada da ETA. Ao mesmo tempo, haverá a instalação de um conjunto de medição em alta tensão, em poste implantado nos limites da estação.

A Autarquia recomenda que a população utilize água de forma moderada durante o período, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

O SAAE trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o SAAE pelos canais de atendimento: 0800.283.0195 - (88) 3677-9130 – www.saaesobral.com.br

 

Sobral (CE), 20 de abril de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE

16 Abril 2018 In Recursos Hídricos

SAAE de Sobral conserta 896 vazamentos de água em três meses

Durante os meses de janeiro a março deste ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realizou o conserto de 896 vazamentos de água em diversos bairros da cidade, sendo 398 em ruas e 498 em caixas de hidrômetro (cavalete). Com estas intervenções, o desperdício diminui e melhora a pressão da água na rede de abastecimento. 

Nas ocorrências de ruas, são usados equipamentos como retroescavadeira, martelo rompedor, picaretas e veículos de apoio. Determinados serviços podem demorar, como aqueles que incluem cortes de asfalto. A ocorrência de chuvas é outro fator que dificulta a execução dos trabalhos.

Nos três primeiros meses, foram realizadas outras ações como a aferição de 298 hidrômetros, 272 novas ligações de água e 33 atendimentos para manutenção de ramais (tubulações). Também houve a substituição de 86 hidrômetros. Este procedimento garante maior precisão nos registros sobre o volume de água que é fornecido aos usuários, modernização desse sistema de medição e melhor controle das perdas dos recursos hídricos.

O SAAE trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Vazamentos

O conserto de vazamentos na rede distribuidora externa (sob o asfalto e calçadas) e no cavalete, quando ocorrem antes do hidrômetro (sem que a água passe pelo aparelho), é de responsabilidade do SAAE. Quando o vazamento ocorre no cavalete, depois do hidrômetro (quando a água consumida foi registrada pelo aparelho), a responsabilidade do conserto é do usuário, assim como todos os demais vazamentos da rede interna do imóvel.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o SAAE através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 283 0195.

Sobral (CE), 16 de abril de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

06 Abril 2018 In Esgotamento Sanitário
SAAE realizou 2.856 desobstruções na rede de esgoto de Sobral entre janeiro e março
 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realizou em três meses, no período de 1º de janeiro a 31 de março deste ano, 2.856 desobstruções de caixas de inspeção e rede de esgoto. A autarquia municipal disponibiliza três equipes dedicadas exclusivamente para estes procedimentos, com a utilização de equipamentos de hidrojateamento e sucção, bem como veículos de apoio.
 
O SAAE tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam no período de chuva.
 
Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São absorventes íntimos, preservativos, sacolas, copos plásticos, garrafas pets, brinquedos, roupas, papel higiênico, cabelo, cotonetes, fio dental, embalagens, restos de alimentos, tijolos e resíduos de obra civil.
 
Outro agravante é a grande quantidade de óleo de cozinha, que, em contato com outros produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos. Também chama a atenção o descarte de lixo, colchões de cama e até mesmo animais mortos nos poços de visita, por onde são realizadas as inspeções na rede coletora de esgoto.
 
 
O uso correto da rede de esgoto é fundamental na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente.
 
Para qualquer reclamação ou solicitação, o SAAE orienta aos moradores que entrem em contato pelos canais de atendimento: 0800.283.0195 - (88) 3677-9130 – www.saaesobral.com.br
 
Sobral (CE), 05 de abril de 2018
Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral
 
Você está aqui: Home Notícias Todas as notícias Comunicados Março 2018