SAAE Sobral

Itens filtrados por data: Segunda, 06 Agosto 2018
07 Agosto 2018 In SAAE Sobral

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral completa 57 anos de funcionamento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) completa, nessa quarta-feira (08/08), 57 anos de contribuição ao desenvolvimento de Sobral. Criado em 8 de agosto de 1961, a autarquia municipal, hoje vinculada à Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos, está em processo de melhoramento de sua estrutura para atendimento das demandas de saneamento da população.

O SAAE atende diretamente a sede do município, com 55.385 ligações de água; sete distritos e diversas localidades, com 8.944 ligações.  No que se refere a esgotamento sanitário, são 48.701 ligações na cidade de Sobral.

Compete ao SAAE estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, ou ainda em parceria com outros órgãos estatais, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários.

Visando garantir a universalização do acesso ao saneamento por parte da população de baixa renda, o SAAE instituiu a Tarifa Social: consumidores regularmente cadastrados no programa Bolsa Família, com o consumo mensal de água menor ou igual a 10m³ (dez metros cúbicos), pagam a tarifa social, atualmente no valor de R$ 4,56. Quando a residência tem acesso à rede de esgoto, o valor é de R$ 7,22.

Diretoria

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi criado em 8 de agosto de 1961, através da lei n° 88, sancionada pelo prefeito padre José Palhano de Sabóia. O primeiro presidente foi o engenheiro Carlos Ernesto Sabóia de Albuquerque.

O SAAE tem como diretor-presidente Marcos Martins Santos; diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior; diretor administrativo, Everardo de Sousa Ferreira; e diretor financeiro, Erisson Araújo de Morais.

 Serviço

Sede Administrativa – Rua Dr. Monte, 563 - Centro-Sobral (CE)

www.saaesobral.com.br
 (88) 3677-9130 – 0800.2830.195

Sobral (CE), 07 de agosto de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE

07 Agosto 2018 In Esgotamento Sanitário

SAAE realiza 12.119 desobstruções na rede de esgoto em sete meses

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realizou, no período de 1º de janeiro a 31 de julho deste ano, 12.119 desobstruções na rede de esgoto e caixas de inspeção. A autarquia municipal disponibiliza três equipes dedicadas exclusivamente para estes procedimentos, com a utilização de equipamentos de hidrojateamento e sucção, bem como veículos de apoio.

O SAAE tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, o que pode causar prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam, principalmente, nos períodos de chuvas.

Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São brinquedos, roupas, papel higiênico, restos de alimentos, absorventes íntimos, preservativos, sacolas e plásticos em geral, bem como tijolos e resíduos de obra civil. A autarquia também chama a atenção para o descarte de animais mortos nos poços de visita.

A grande quantidade de óleo de cozinha é outro agravante, pois em contato com determinados produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos. O uso correto da rede de esgoto é fundamental na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente.

Para qualquer reclamação ou solicitação, o SAAE orienta aos moradores que entrem em contato pelos canais de atendimento: 0800.283.0195/ (88) 3677-9130 ou pelo site www.saaesobral.com.br.

Sobral (CE), 02 de agosto de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Você está aqui: Home Notícias Todas as notícias Comunicados Itens filtrados por data: Segunda, 06 Agosto 2018