SAAE Sobral

Comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral serão intensificadas a partir desta terça-feira (21/05)

Em comemoração aos 100 anos do mais famoso eclipse solar da história, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, intensificam as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral a partir desta terça-feira (21/05).

O ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) visitará as cidades por onde os cientistas das expedições norte-americanas e britânica passaram. O ônibus sai de Camocim, dia 21, e encerra o trajeto em Sobral, dia 29.

Dia 22, a atração fica por conta da 30ª edição conta do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, apresentação que acontece no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga Concha Acústica), a partir das 19h. A Eurochestries se apresentará por diversos espaços e distritos da cidade. O acesso é gratuito.

De 28 a 30 de maio, o Centro de Convenções recebe o Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019). O encontro celebra o fenômeno observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe, na Costa da África, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Aos interessados, as inscrições permanecem abertas até o último dia de evento.

Nos três dias do encontro haverá palestras; painéis sobre Astronomia, Astrofísica, História do eclipse de 1919, Relatividade Geral e Cosmologia; lançamentos de livros; entre outros.

No dia 29 de maio, será lançado o selo comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral e realizado uma transmissão simultânea em Sobral e na Ilha do Príncipe, a partir das 8h30. Às 14h, será realizada, no Theatro São João, a Global Opera in Science com transmissão simultânea de Sobral, Campos dos Goytacazes (RJ), Ilha do Príncipe e Noruega. Às 20h, será reinaugurado o Museu do Eclipse, com apresentação da Orquestra da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Pátio da Igreja do Patrocínio.

Neste mês de maio, em comemoração também ao mês do Orgulho Geek, o projeto Cinema na Casa exibe, na sala de cinema Falb Rangel da Casa da Cultura, uma programação especial dedicada ao universo: Perdido em Marte, Jogador Nº 1, Interestelar, Vingadores: Guerra Infinita, Apollo 18, Homem Formiga e a Vespa e O Primeiro Homem.

Sobral vem celebrando o fenômeno há um ano, com a instituição do Ano Municipal das Ciências. Desde maio de 2018 a Prefeitura vem promovendo palestras, exposições, congressos e simpósios.

A Secretaria da Educação está elaborando um novo currículo de Ciências e, como parte dessa ação, recebeu dois laboratórios FabLearn, projeto do professor Paulo Blikstein da Universidade de Columbia, financiados pela Fundação Lemann. Além disso, todos os estudantes das escolas públicas foram incentivados a participar de diversas olimpíadas que envolvem Matemática, Ciências, Astronomia, entre outras disciplinas.

O Centenário do Eclipse de Sobral é ainda tema de uma exposição na Câmara dos Deputados, no corredor de acesso ao plenário. Aberta dia 14 deste mês, ela permanece aberta até 15 de junho.

Em março, uma estátua moldada em argila e fundida em bronze (mesmo material da estátua de Carlos Drumond de Andrade, disposta no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro) de Albert Einstein chegou ao município. Encomendada pela Prefeitura de Sobral, a peça foi criada pelo premiado artista brasileiro Murilo Sá Toledo e permanece em exposição permanente na Margem Esquerda (próximo ao Largo das Dores).

Sobral recebeu, também em março, a reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde foram realizadas conferências, mesas-redondas, painéis, lançamento de livros, além de uma Feira de Ciências para os estudantes da rede municipal, relatos de experiências educacionais e sessões diárias de projeções científicas e de entretenimento no Planetário de Sobral.

Entre os destaques da programação, estava a participação do professor da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein.

Com informações do Portal da Prefeitura de Sobral

 

SAAE PARTICIPA DA ABERTURA DA IX SEMANA DO BEBÊ

O serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participou, neste sábado (18/05), da caminhada de abertura da IX Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura Municipal, com o tema “Quem ama cuida e protege”. O evento teve concentração às 7h na Praça de Cuba e seguiu até a Praça da Igreja do Patrocínio, onde estava montada a Estação do Brincar.

Equipe do SAAE fez a divulgação da campanha “Água: Eu amo, eu cuido”, com os personagens tubo e tubete, distribuição de material educativo e de copos com “Água de Sobral” para as crianças e demais participantes.

Sobral (CE), 20 de maio de 2019
Assessoria de Comunicação do SAAE

SAAE PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DE 16 ANOS DA AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou, nesta quinta-feira (16/05), na Praça São João, um evento em comemoração ao seu aniversário de 16 anos. O evento, que contou com a participação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), recebeu a banda de música Maestro José Pedro, além de contar com Cine Ambiental, teatro de rua, distribuição de mudas de plantas nativas e também com a II Campanha de Adoção de Cães e Gatos do Município. A festa teve a participação de vários parceiros da AMA.

A equipe do SAAE fez a divulgação da campanha “Água: Eu amo, eu cuido”, com distribuição de material educativo e demonstração sobre o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Também foram distribuídos copos com “Água de Sobral”.

Sobral (CE), 17 de maio de 2019
Assessoria de Comunicação do SAAE

 

SAAE de Sobral comemora Dia das Mães

 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral realizou, nesta sexta-feira (10/05), um encontro com colaboradoras para festejar o Dia das Mães, que se comemora no domingo (12). A programação ocorreu no espaço de convivência da Diretoria Administrativa, com café da manhã, apresentações musicais, mensagens, entrega de brindes e mudas de plantas nativas. O momento foi de descontração e reflexão sobre o amor, força e dedicação das mães.

O diretor-presidente, Edmundo Rodrigues Júnior, parabenizou a todas as mães do SAAE e enfatizou que “cada mãe é uma fonte inesgotável de amor e merece respeito, gratidão e reconhecimento”. Também esteve presente o diretor administrativo, Erisson Araújo de Morais, que destacou a importância da data festiva. Em nome das mães, a servidora Marcília Brito agradeceu a homenagem. O gerente de Gestão de Pessoas, Flávio Rodrigues; e a assistente social Nayana Rios destacaram as ações como parte de um projeto de valorização dos servidores, com apoio dos gestores da autarquia.

A iniciativa foi da Diretoria Administrativa, através da Gerência de Gestão de Pessoas, do Serviço Social e da Comissão de Eventos do SAAE.

Sobral (CE), 10 de maio de 2019
Assessoria de Comunicação do SAAE Sobral

Representantes do SAAE de Sobral participam do 49º Congresso Nacional de Saneamento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) está presente no 49º Congresso Nacional de Saneamento. O diretor operacional, Davi Sousa Vasconcelos; e o gerente de Planejamento e Controle de Obras, Elison Anderson Loiola, participam de toda a programação que teve início no dia 6 e segue até sexta-feira (10/05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). A realização é da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).


Este congresso reúne cerca de dois mil participantes, entre as principais autoridades do setor, gestores públicos e técnicos de municípios de todas as regiões do Brasil, com mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico.

Sobral (CE), 08 de maio de 2019

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Servidoras do SAAE participam da I Corrida Hospital Regional Norte

Aconteceu, neste domingo (05/05), a I Corrida Hospital Regional Norte (HRN), aberta ao público, com as categorias de 3km e 5km. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) foi representado pelas servidoras Valônia Melo, Crys Lourenço e Evanúzia Camilo. O SAAE também foi parceiro na realização do evento e distribuiu copos com “Água de Sobral” para atletas e demais participantes.

A corrida teve como objetivo motivar a população para a prática regular de exercícios físicos e a promoção de um projeto de vida saudável.

Sobral (CE), 06 de maio de 2019

Assessoria de Comunicação do SAAE

Mensagem do SAAE de Sobral no Dia Internacional do Trabalho

O Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio, é uma data que resgata a história de luta do trabalhador por seus direitos e a celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas, momento também do reconhecimento de sua importância na sociedade.

Neste contexto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), através da sua presidência e das diretorias administrativa e operacional, parabeniza os colaboradores, ao mesmo tempo em que reconhece o valoroso trabalho, compromisso, dedicação e responsabilidade de todos, com múltiplas competências, lotados nos diversos setores.

A data deve ser lembrada como forma de valorizar a importante função exercida pelos servidores do SAAE que atendem com zelo e dedicação a sede do município, sete distritos e diversas localidades, com a oferta de água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto.

Gestão

Criado em 8 de agosto de 1961, através da lei municipal n° 88, o SAAE hoje é vinculado à Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos. Tem como diretor-presidente Edmundo Rodrigues Júnior; diretor administrativo, Erisson Araújo de Morais; e diretor operacional, Davi Sousa Vasconcelos.

Sobral (CE), 30 de abril de 2019

Assessoria de Comunicação do SAAE

SAAE comemora aniversário de seus colaboradores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realizou, nesta quarta-feira (24/04), encontro com colaboradores para parabenizar os aniversariantes dos meses de março e abril. Também houve a apresentação dos resultados da avaliação de saúde, realizada por uma equipe multiprofissional da Unimed. As atividades ocorreram, durante a manhã, na sede da Diretoria Operacional; e no período da tarde, na Diretoria Administrativa.

O diretor-presidente, Edmundo Rodrigues Júnior, parabenizou os aniversariantes pela data festiva e pela dedicação profissional. Também estiveram presentes  o diretor administrativo, Erisson Araújo de Morais; o diretor operacional, Davi Sousa Vasconcelos; e o procurador do SAAE, Lucas Silva Aguiar, que destacaram as ações como parte de um projeto de valorização dos servidores.

A iniciativa foi da Diretoria Administrativa, através  da  Gerência de Gestão de Pessoas, do Serviço Social e da Comissão de Eventos do SAAE.

Avaliação de saúde

A nutricionista Marília Pereira, da equipe multiprofissional da Unimed, falou sobre os resultados da avaliação de saúde, com base no cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Todos os servidores receberam orientações para a promoção da saúde e prevenção de doenças, com a inserção de hábitos saudáveis para mais qualidade de vida.

Sobral (CE), 25 de abril de 2019
Assessoria de Comunicação do SAAE Sobral

SAAE de Sobral adquire 39 novos computadores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) adquiriu 39 computadores de última geração, tipo desktop com mini gabinete e monitor 22 polegadas, que estão sendo direcionados para a otimização do trabalho nos diversos setores. A Diretoria Administrativa, através da Gerência de Suprimentos, está fazendo o tombamento e a distribuição dos equipamentos, com acompanhamento da Assessoria de Tecnologia da Informação (TI).


O diretor administrativo, Erisson Araújo de Morais, destaca que foi feito um investimento superior a R$ 140 mil (recursos próprios) e que a iniciativa faz parte da proposta de modernizar a infraestrutura do SAAE, possibilitando a renovação de cerca de 70% do parque de computadores. “O objetivo é a valorização e motivação dos profissionais com o uso de equipamentos modernos nas atividades diárias, possibilitando também melhorias no atendimento ao público”.


O diretor-presidente do SAAE, Edmundo Rodrigues Júnior, enfatiza que a necessidade de modernização impõe-se a todo instante para as instituições públicas. “A qualidade na prestação de serviços é palavra de ordem. É imprescindível acompanhar as inovações tecnológicas, de forma a conferir, cada vez mais, agilidade, segurança e eficiência aos serviços prestados à população”.

Sobral (CE), 23 de abril de 2019

Assessoria de Comunicação do SAAE Sobral

Página 1 de 5
Você está aqui: Home Notícias Todas as notícias Outras áreas