SAAE Sobral

Itens filtrados por data: Fevereiro 2018
28 Março 2018 In Comunicados

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) informa que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito terão funcionamento normal durante o período da Semana Santa, de 29 de março a 01 de abril.

O SAAE também terá equipes de sobreaviso para manutenção das redes de distribuição de água, das redes de coleta de esgoto e para manutenção eletromecânica.

O setor de atendimento ao público estará fechado. Todas as atividades do SAAE serão retomadas a partir das 8h de segunda-feira (02/04).

Sobral (CE), 28 de março de 2018
Assessoria de Comunicação do SAAE

 

27 Março 2018 In SAAE Sobral

Sobral participa do Fórum Mundial das Águas em Brasília

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Martins Santos, e a Gestora Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Lívia Souza (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral), participaram do Fórum Mundial das Águas, em Brasília, no período de 19 a 23 de março.

Ocorrido pela primeira vez no Hemisfério Sul, o fórum reuniu autoridades mundiais, segundo os organizadores, eram representantes de mais de 150 Países. O objetivo do evento foi promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra. Ocorreram debates sobre saneamento, mudanças climáticas, energia, mulheres, indígenas, diversidade, rios urbanos, agricultura familiar entre outros temas.  

As atividades do fórum foram concentradas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, e no estádio Mané Garrincha, com megaestrutura para abrigar as mostras da Vila Cidadã, Feira e a Expo.

Fonte: Blog de Sobral

23 Março 2018 In SAAE Sobral

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22/03), foi tema de palestras de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, com o tecnólogo de Saneamento Renan Gonçalves, no Centro de Educação Santo Antônio; e com a técnica em laboratório Chirlene Alves Rodrigues, no Colégio Luciano Feijão e Colégio Martins de Sousa.

A programação aconteceu na terça e quarta-feira (20 e 21/03). O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância de preservar os recursos hídricos e poupar água, evitando desperdício. O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre o tema.

Sobral (CE), 22 de março de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

22 Março 2018 In Esgotamento Sanitário

SAAE de Sobral alerta sobre ligações irregulares nas redes de esgoto e de drenagem

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) alerta que ligações irregulares referentes as redes de coleta de esgoto e de drenagem, podem provocar sérios problemas, especialmente durante o período de chuvas. Identificar a diferença entre essas redes é fundamental para garantir a boa utilização dos sistemas.


Nos casos de ligações de esgoto na rede de drenagem, a rede de drenagem lança o esgoto sem tratamento nos mananciais. Além disso, provoca mau cheiro nas vias públicas proveniente dos bueiros.  Já o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos, o retorno de esgoto nas residências e nos poços de visita, que dão acesso às redes de serviço subterrâneas. Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume do efluente doméstico misturado à água da chuva.


O SAAE orienta aos moradores que entrem em contato pelos canais de atendimento: 0800.283.0195 - (88) 3677-9130 – www.saaesobral.com.br

Sobral (CE), 20 de março de 2018

Assessoria de Comunicação do SAAE

14 Março 2018 In SAAE Sobral

SAAE comemora o Dia Internacional da Mulher

 

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), na tarde de sexta-feira (09/03), na sala da Gerência de Gestão de Pessoas. 

A programação contou com a oficina de empoderamento feminino, que teve como facilitadora a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite; curso de automaquiagem, com a consultora de beleza Erika Vaz; distribuição de brindes; coquetel e leitura de mensagens. O evento teve como principal objetivo valorizar a luta, perseverança, força e determinação das mulheres.

Everardo de Sousa Ferreira, diretor administrativo, parabenizou todas as mulheres. Na ocasião, representava o diretor-presidente, Marcos Martins Santos.

 Erisson Araújo de Morais, diretor financeiro, fez a entrega simbólica de um brinde para a secretária Michelle Ximenes, que representou todas as servidoras lotadas nos diversos setores do SAAE.

Sobral (CE), 12 de março de 2018
Assessoria de Comunicação do SAAE

12 Março 2018 In Comunicados

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) informa, por meio da Gerência de Água, paralisação no abastecimento dos bairros Dom Expedito, Sinhá Sabóia, Cohab I, Cohab II e Distrito Industrial, nesta segunda-feira (12/03), para substituição de um registro de 200mm no recalque da Estação de Tratamento de Água (ETA) Dom Expedito; e a substituição de um registro de 150mm na adutora que atende a estes bairros.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até às 12h desta segunda (12/03). Depois deste horário, a distribuição de água voltará gradativamente.

O SAAE pede a compreensão dos moradores e destaca que trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Sobral (CE), 12 de março de 2018
Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

06 Março 2018 In Gerências

DA GERÊNCIA DE SUPRIMENTOS

A Gerência de Serviços de Apoio será titularizada por servidor do quadro efetivo da Autarquia, que será designado e nomeado pelo Diretor Presidente para cargo de provimento em comissão, estando diretamente subordinado ao Diretor Administrativo. Art. 18. Compete à Gerência de Serviços de Apoio:

I - controlar inventário de bens, por grupo, subgrupo, unidade e espécie, para efeito de inventario e balancete;

11- supervisionar os serviços de registro e controle dos bens mobiliários e imobiliários;

111 - cadastrar ou tombar; classificar, numerar, controlar e registrar os bens mobiliários e imobiliários;

IV - fornecer à Seção de Contabilidade dados e informações para a realização da contabilidade patrimonial;

V - proceder à baixa de bens alienados ou considerados obsoletos, imprestáveis, perdidos ou destruídos com autorização superior;

VI - providenciar a recuperação, manutenção e a conservação predial de bens patrimoniais imóveis;

VII - conferir a carga de materiais e equipamentos nas mudanças de chefias;

VIII - providenciar o seguro de bens patrimoniais quando for o caso;

IX - solicitar providências para apuração de responsabilidade pelo desvio, falta ou destruição de patrimônio móvel ou imóvel;

X - manter em arquivo traslado de escrituras, registros ou documentos sobre bens patrimoniais;

XI - controlar o uso de veículos;

XII - controlar a execução dos boletins diários de tráfego dos veiculos;

XIII - organizar e manter o cadastro de veículos;

XIV - elaborar e fazer cumprir a escala de trabalho dos motoristas;

XV - elaborar relatórios sobre o consumo de combustíveis e lubrificantes, despesas de manutenção e condições de uso de veículos e outros equipamentos;

XVI - providenciar o licenciamento e o emplacamento e seguro dos veículos;

XVII - promover a execução dos serviços, recebimento, registro, almoxarifado, manutenção, distribuição e alienação de bens;

XVIII - receber, conferir, guardar e distribuir o material;

XIX - elaborar relatórios mensais de compras;

XX - elaborar cronograma de aquisição de materiais de consumo;

XXI - controlar estoque, por grupo, subgrupo, unidade e espécie, para efeito de inventario e balancete; XXII - orientar os órgãos e servidores quanto à requisição de material e equipamento;

XXIII - organizar e manter atualizados os cadastros de preços de fornecimentos e catálogos de materiais e equipamentos;

XXIV - solicitar providências para apuração de responsabilidade pelo desvio, falta ou destruição de material;

XXV - executar outras atividades correlatas.

06 Março 2018 In Gerências

DA GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO

A Gerência de Relacionamento será titularizada por servidor do quadro efetivo ou em comissão da Autarquia, que será designado e nomeado pelo Diretor Presidente para cargo de provimento em comissão, estando diretamente subordinado ao Diretor Administrativo. Parágrafo Único. À Gerência de Relacionamento compete:

I - ações efetivas no sentido de fazer cumprir a determinação alusiva ao inciso I do artigo anterior;

II - a execução das ligações dos ramais de água e a instalação dos padrões de medição,

III - programar e efetuar a leitura de hidrômetros;

IV - efetuar o acompanhamento do funcionamento dos micromedidores, enviando-os à manutenção quando necessário;

V - realizar vistorias nos hidrômetros suspeitos de danificação, emitindo laudo técnico quando necessário;

VI - checar a qualidade dos hidrômetros utilizados;

VII - a prática das ações efetivas no sentido de fazer cumprir as determinações alusivas aos incisos 111, VIII, IX e XI do artigo anterior;

VIII - a realização de ações efetivas no sentido de fazer cumprir as determinações alusivas aos incisos VII e X do artigo anterior;

IX - realizar outras atividades correlatas.

01 Março 2018 In Esgotamento Sanitário

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) realiza por dia uma média de quarenta desobstruções de esgoto. A Autarquia tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam no período de chuva.

 Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São absorventes íntimos, preservativos, sacolas, copos plásticos, garrafas pets, brinquedos, roupas, papel higiênico, cabelo, cotonetes, fio dental, embalagens, restos de alimentos, tijolos e resíduos de obra civil. Outro agravante é a grande quantidade de óleo de cozinha, que, em contato com outros produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos.

 Também chama a atenção o descarte de lixo, colchões de cama e até mesmo animais mortos nos poços de visita, equipamentos por onde são realizadas as inspeções na rede coletora de esgoto.

 É preciso uma mudança de comportamento. São pequenas ações que fazem grande diferença. A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos.  Rede de esgoto não é lugar de lixo!

 Sobral(CE), 12 de dezembro de 2017

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

01 Março 2018 In Recursos Hídricos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) está realizando reparos e ações de modernização nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Sumaré e do Dom Expedito, que abastecem a sede do Município de Sobral e o Distrito de Caioca. A modernização do sistema tem como objetivo aumentar a oferta de água tratada à população.

Página 1 de 2
Você está aqui: Home Notícias Todas as notícias Outras áreas Itens filtrados por data: Fevereiro 2018